As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos, pertencem à Ordem Hymenoptera, mesmo grupo em que se encontram as vespas e abelhas.
Podemos reconhecer uma formiga dos outros himenópteros pela presença de uma antena em forma de cotovelo, e pela presença de uma cintura, que pode ter um ou dois segmentos, também chamados de nós.Estima-se que existam por volta de 18.000 espécies de formigas sendo que 10.000 já foram descritas, entretanto somente de 20 a 30 são consideradas pragas.
As demais são extremamente benéficas. Elas dispersam sementes contribuindo para o reflorestamento de muitos ecossistemas, como o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga e os Campos.
Do ponto vista sanitário formigas domésticas causam incômodo, pois atacam alimentos deixados sobre mesas, pias e dentro de armários. Algumas podem picar e a picada pode ser dolorida e dependendo da sensibilidade da pessoa, causar alergias. Em segundo lugar elas podem danificar aparelhos eletrônicos, pois fazem seus ninhos dentro deles podendo ocasionar curto-circuitos.
O problema aumenta quando as formigas têm acesso a hospitais e centros de controle de doenças e infecções. Por serem muito pequenas, elas têm acesso a locais proibidos como UTIs, centros cirúrgicos e berçários, passeando sobre materiais esterilizados podendo contaminá-los, pois elas carregam bactérias em seus corpos. Freqüentam enfermarias e quartos de pacientes andando sobre ferimentos e veiculando microrganismos. Desta forma são importantes vetores de infecção hospitalar.
Orçamento Pelo Whatsapp